quarta-feira, 4 de julho de 2012


Agricultura familiar com suporte da Agricultura

julho 4, 2012 - Cidade, Destaques, Notícias


Pequenos produtores de Campos estão recebendo suporte da Secretaria de Agricultura e Pesca para preparo do solo e assistência técnica para diluir custo na produção de diferentes culturas. Segundo o secretário, Eduardo Alves, a implantação da cultura com o preparo onera em cerca de 40% os gastos do pequeno produtor. A exemplo no Assentamento Zumbi dos Palmares estão sendo desenvolvidas trabalhos de preparo de solo e assistência técnica nas principais culturas: abacaxi, milho, mandioca, milho e feijão.
“Desta forma, a secretaria está contribuindo para diminuir o custo e a rentabilidade do produtor é maior”, informou o secretário, acrescentando que também é oferecida assistência técnica com relação tratos fitossanitários (fazer a planta se desenvolver sem pragas e doenças), adubação, indução floral e colheita.”
Em relação ao plantio de abacaxi, Eduardo informa que somente no Assentamento Zumbi 4, são 83 produtores e, no Zumbi 2 e 3, mais 34 produtores, que totalizam 117 produtores de cultivam abacaxi.  “Tem pessoas de São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro que procuram o abacaxi aqui na região. Já existe este canal de comercialização”, informa o secretário, ressaltando o interesse dos pequenos produtores pela cultura do abacaxi.
Ele lembra, ainda, que a secretaria está dando apoio no plantio da cultura de mandioca e, conseqüentemente, na produção de farinha para que tenham maior valor agregado. “A Agricultura Familiar precisa ser valorizada e é o que estamos fazendo. Além da assistência técnica e do preparo do solo, estamos assistindo os pequenos produtores na comercialização”, informou Eduardo Alves, acrescentando que a Agricultura Familiar é desenvolvida em comunidades quilombolas, indígenas, pequenos produtores, assentados rurais e pescadores artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário