quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

As novas regras do Detran-RJ — que determinam que carros barrados na inspeção de emissão de poluentes sejam reprovados na vistoria anual — vai requerer atenção redobrada dos proprietários quanto à manutenção dos seus veículos. Uma lista divulgada pelo órgão mostra que há, pelo menos, 23 itens que devem ser verificados. Entre as causas da alta emissão de gases listadas no laudo de emissão, estão filtro de ar sujo, defeito no carburador, velas gastas e injetor de combustível entupido.
Proprietário de uma oficina, Sérgio Mohamad diz que uma manutenção básica custa, em média, R$ 400.
— Basicamente, o motorista vai precisar trocar velas e cabos de vela, fazer a limpeza dos bicos e do corpo de borboleta — explica.
Prazo para regularizar
O teste de emissão de gases feito pelo Detran-RJ dura um minuto. Caso o veículo não passe na primeira aferição, o motorista pode solicitar um novo teste, feito imediatamente. Se o problema persistir, ele será reprovado e terá 30 dias para regularizar sua situação e fazer uma nova vistoria, como ocorre com outras infrações.
Após o teste, o motorista recebe um laudo de vistoria de emissões, que indica se o veículo está apto, inapto ou, com as novas regras, reprovado. Caso o veículo seja considerado inapto, a informação é registrada no seu documento, mas ele poderá circular normalmente pelas ruas.

Postos estão fazendo o teste
Segundo o Detran-RJ, as novas regras não alteram o ritmo de trabalho dos postos consideravelmente:
— Já temos toda a infra-estrutura e o procedimento continua o mesmo. Só o reteste vai ocupar mais nosso tempo, podendo gerar sim um atraso nas vistorias — explica a representante da Gerência dos Postos do Detran-RJ, Rebecca Araújo.
O EXTRA visitou dois postos do Detran-RJ, observando em cada um deles, por 30 minutos, as vistorias. Nas unidades de Parada de Lucas e da Ceasa, ambas na Avenida Brasil, foram identificados equipamentos em todas as baias e as 12 vistorias acompanhadas cumpriram o procedimento.
A partir de janeiro de 2012, o procedimento, que, de acordo com o Detran-RJ, já é realizado em todos os veículos de forma educativa, passa a contar como mais um item de aprovação na vistoria anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário