quinta-feira, 17 de maio de 2012

Arquivo Público: 500 partituras disponíveis para pesquisa

O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que completa nesta sexta-feira (18) 11 anos de criação, está disponibilizando para pesquisa mais de 500 partituras musicais de autores regionais e nacionais e ritmos diversos, clássicos e populares, como samba, maxixe, valsa e polca, das décadas de 1930 e 1940. O acervo servirá para pesquisas de graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos de várias faculdades e universidades da região.
O diretor do Arquivo Público Municipal, o museólogo Carlos Freitas, fala da importância desse acervo de partituras musicais, que está sendo disponibilizado para pesquisa. “Isso é importante porque abre determinados leques de pesquisa. São partituras originais que estavam na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e que estão preservadas de alguma forma. Esse acervo foi implantado há cerca de dois anos. Fizemos um trabalho interno de identificação da coleção, organização e limpeza e, agora, estamos disponibilizando para pesquisa”, informou Freitas.
- Também estamos terminando uma obra no entorno do Solar do Colégio para a preservação do próprio prédio. A obra envolve pintura e conservação. O Solar do Colégio é um ícone da nossa região. Estamos preservando a memória e a edificação. Tivemos de abrir todo o alicerce para não haver problemas de infiltração. Existe todo um trabalho do patrimônio histórico seguindo uma série de conceitos – afirmou o diretor do Arquivo.
Os 11 anos da criação do Arquivo Público Municipal serão marcados com uma prestação de contas nesta sexta-feira (18), a partir das 18 horas, no próprio Solar do Colégio, onde serão apresentados os trabalhos de pesquisa que foram desenvolvidos no último ano. Ao final das explanações, haverá o tradicional feijão amigo do Arquivo, que é distribuído todos os anos.
A programação comemorativa prossegue no dia 17 de junho com a 2ª Cavalgada e Charretada do Solar do Colégio, com saída a patir do meio-dia de Poço Gordo e apresentação de quatro bandas de forró.  “Em todas as cavalgadas que nós vamos encontramos pessoas com charrete. Por isso tivemos essa ideia de criar um concurso da charrete mais enfeitada. Isso atrai as pessoas. Incentivamos as pessoas a participar e levar as famílias. Será um programa familiar”.
Veja aqui a história do Arquivo Público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário