quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeita visita o Solar Visconde de Araruama

Por Regina de Oliveira
A Prefeita Rosinha Garotinho visitou na manhã desta quinta-feira (24), o Solar Visconde de Araruama, que sediará o Museu de Campos. Acompanhada da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro, Rosinha pôde conhecer espaços como o Café, local em que, além de uma cafeteria, os visitantes encontrarão a história de Campos ilustrada por fotos antigas.
   
- O Museu vai trazer para a população a memória perdida da nossa cultura e da nossa história. Além do resgate da nossa história, o Museu é importante parte da Revitalização do Centro Histórico de Campos - salientou a prefeita.
   
As obras de restauração do prédio, situado à Praça do Santíssimo Salvador, no Centro da cidade, já foram concluídas e, para ser aberto à visitação, o museu depende apenas da chegada de alguns acervos, como o da Santa Casa de Misericórdia segundo a historiadora Graziela Escocard.      - Algumas salas já estão prontas, já que, à medida que os móveis e objetos chegam, montamos os espaços. Estamos com toda pesquisa concluída, com a descrição e história de cada objeto a ser exposto e também do Solar, que é rico em história. Poucas pessoas sabem, mas o prédio, além de residência do Visconde de Araruama, já foi sede da prefeitura e também sediou a Câmara de Vereadores - lembrou a historiadora.
   
E para que os visitantes possam conhecer bem a história do município, na tarde desta quinta-feira (24), todos os funcionários do Museu passam por capacitação. O objetivo, segundo Graziela, é que desde o funcionário da limpeza até monitores, como Bruno Souza Barros Guimarães, que acompanhou a visita da prefeita, reconheçam a importância de cada objeto. “Estamos trabalhando para o museu seja o mais informativo, proporcionando à toda população o acesso à história e à cultura de nosso município. Acreditamos que, assim que liberada a visitação,  o movimento será grande. Não podemos, sequer, abrir a janela que as pessoas querem saber se já podem entrar, mostram-se muito interessadas”, revelou Graziela.
   
O Solar Visconde de Araruama foi construído em 1760 para ser moradia do fazendeiro e dono de engenho, José Carneiro da Silva, o Visconde de Araruama. A restauração do prédio, onde vai funcionar o Museu de Campos foi inaugurada no último dia 23 de dezembro pela Prefeita Rosinha Garotinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário